30/10/2011

Top 10 mal entendidos acerca do naturismo

Muitas pessoas encontram no naturismo uma excelente forma de liberdade e relaxamento. No entanto, o naturismo (o mesmo que outros referem como nudismo) é um dos muitos estilos de vida mal entendidos pela população em geral. Tomemos um pouco de tempo para explorar o naturismo e desmistificar os equívocos que muitos conceberam e concebem acerca deste estilo de vida “exótico”.

10 - Atos sexuais

Equívoco: Os espaços e eventos naturistas são locais se atividade sexual.
Este é o mais errado dos equívocos acerca do naturismo. De facto, em qualquer local onde o naturismo é praticado, é estritamente proibido o exibicionismo, o voyerismo , bem como qualquer atividade sexual e tais tipos de conduta resultam na imediata expulsão do prevaricador e a consequente impossibilidade de voltar a ser admitido. A atividade sexual é tão aceite num espaço ou evento naturista como em qualquer outro local público e os naturistas são sempre encorajados a denunciar esse tipo de conduta à organização ou gerência das instalações.

9 – Sexy

Equívoco: Naturismo é sexualmente estimulante.
Muitas pessoas, ao experimentarem o naturismo, surpreendem-se por notarem que não se sentem sexualmente excitadas com a experiência. Muitos homens até têm medo de experimentar este estilo de vida com medo de terem uma ereção. No entanto, os empreendimentos naturistas normalmente deixam bem claro aos homens que tal raramente acontece e quando acontece basta um mergulho na piscina ou simplesmente virar de barriga para baixo. Nos eventos e espaços naturistas, os participantes encontram tanta variedade de atividades ou locais a conhecer que uma ereção vai ser a última coisa em que se pensa. Muitos naturistas até se esquecem que, tanto os próprios como os outros, estão nus. Atualmente, as pessoas que frequentam um espaço naturista chegam à conclusão que têm menos probabilidade de ter uma ereção do que quando frequentam praias ou piscinas onde as pessoas usam fatos de banho, pois hoje em dia os fatos de banho chamam a atenção para as partes que é suposto ocultarem.

8 – Brasas

Equívoco: Nudistas têm corpos atrativos
Mais uma vez, um engano. Naturistas têm todo o tipo de corpo; qualquer tipo, tamanho ou forma de corpo que se vê no dia-a-dia. As pessoas que praticam naturismo são de toda a espécie de tamanhos, todas as idades e de todos os estratos sociais. Muitas pessoas têm receio de experimentar o naturismo porque acham que são muito gordas, têm uma cicatriz ou apenas porque não se parecem com um modelo. Qualquer um pode ser naturista e ninguém vai gozar com outro ou fazer comentários acerca do corpo dos outros. Naturismo não é um concurso de beleza. 

7 - Só para adultos

Equívoco: Naturismo é só para adultos
O naturismo dá as boas vindas às crianças e até encoraja as famílias com crianças a fazerem-se acompanhar dos filhos. As crianças são muito entusiastas com o naturismo porque ainda não aprenderam a sentir vergonha acerca do próprio corpo ou do corpo dos outros, ou mesmo a relacionar nudez com sexo. Muitos espaços naturistas até possuem áreas e atividades próprias para crianças. No entanto, as crianças só são autorizadas a entrar quando devidamente acompanhadas pelos pais ou tutores legais e os familiares, responsáveis pelos espaços e mesmo os outros naturistas estão sempre atentos a quem pretenda tirar partido das crianças.

6 – Roupas

Equívoco: Naturistas andam sempre despidos
Este é o único equívoco que até possui algo de verdade. Os naturistas não usam roupa sempre que tal seja lhes possível, mas vestem-se sempre que o frio ou a chuva a isso obrigue, ou até mesmo num churrasco ou perto de um forno. Crianças naturistas que ainda não sabem usar a casa de banho usam calções ou uma fralda na piscina. No inverno, os espaços naturistas normalmente encerram ou os proprietários encontram alternativas, como por exemplo piscinas cobertas e aquecidas, ginásios ou instalações desportivas adequadas. Apesar de tudo isto, qualquer um que visite um espaço naturista é encorajado a despir-se imediatamente, ou logo após a sua chegada, como forma de desencorajar os espreitas (mirones).

5 – Pervertidos

Equívoco: Os naturistas são pervertidos, esquisitos ou todo o tipo de pessoas com gostos sexuais estranhos.
De modo algum. Normalmente, os naturistas são pessoas abertas, compreensivas e extremamente amistosas. Na verdade, provavelmente não se lembrará, mas houve dias em que pôde andar a cirandar pela casa com o seu fato de nascimento. Os membros que são mais velhos que pequenas crianças são simplesmente mais velhos ou versões adultas dessas pessoas. Os naturistas tendem a ser compreensivos, de mente aberta e com vontade de ouvir os pensamentos, pontos de vista e opiniões dos outros. São amigáveis e abertos a praticantes recentes e normalmente sentem repulsa só pelo pensamento em pornografia ou imoralidades sexuais.

4 – Assexuais

Equívoco: Os naturistas são assexuados
Algumas pessoas pensam que por não tratarem a nudez como algo sexual, os naturistas renegam a sexualidade. Na verdade, os naturistas casam e reproduzem-se tal como a Natureza pretende. Apenas não incluem a atividade sexual no seu estilo de vida pois tal não seria favorável a uma atmosfera familiar inocente e iria perpetuar o equívoco geral de que toda a nudez é sexual. Os naturistas são seres sexuais tal como outro humano qualquer, mas praticam as suas atividades em privado, nos seus quartos, entre o casal apenas.


3 – Privacidade

Equívoco: Naturistas não têm qualquer sentido de privacidade
Apesar dos naturistas se sentirem confortáveis quando despidos, tendem a ser particularmente tímidos com câmaras e possuem aspetos das suas vidas dos quais o mundo não precisa tomar conhecimento. Lá porque alguém está nu, os outros não devem interpretar isso como um sinal para tratar a sua vida como um livro aberto ou tirar fotografias como bem entendem. Na maioria dos espaços naturistas a fotografia é restrita ou mesmo proibida e tirar fotografias a crianças (mesmo fotos inocentes) é determinantemente proibido, de modo a parar espreitas e molestadores. Do mesmo modo, quando alguém se torna membro de um clube naturista, o clube mantém a sua informação confidencial, tal como a informação pessoal de qualquer cidadão em qualquer espaço público.

2 – Ilegal

Equívoco: Naturismo é ilegal
Algumas pessoas pensam que os empreendimentos naturistas são uma espécie de mercado negro, que mantêm o estilo de vida secreto e desconhecido dos agentes da lei e autoridades, com medo de serem presos e acusados. Na realidade não se pode generalizar a nível mundial, mas na maioria dos países as leis não visam apenas o naturismo. Na maioria dos países é simplesmente ilegal estar nu em locais públicos e os agentes da autoridade tratam os empreendimentos naturistas como estando isentos dessa lei, pois todos os visitantes acordam em estar nus e o espaço está afastado da vista do público. Muitos naturistas publicitam e comunicam o seu estilo de vida nos media e os agentes da autoridade tratam-no como uma causa legítima. Alguns naturistas são, eles próprios, agentes policiais, juízes e advogados, No entanto, existem alguns locais onde este equívoco é real. No estado do Arkansas (E.U.A) e em alguns países, como o Irão, Iraque e Arábia Saudita o naturismo é ilegal. Por vezes a polícia leva a cabo detenções sem qualquer valor, como forma de repressão numa praia naturista, por exemplo, ou detém familiares por tirarem fotografias inocentes dos seus filhos, mas, nestes casos, os tribunais normalmente dão ouvidos à razão e retiram as queixas por serem insubstanciais e não terem qualquer base legal.

1 – Novidade

Equívoco: Naturismo é uma novidade e despropositado na história da humanidade
O Homem começou nu, tanto na bíblia como na história. Alguns acreditam que o Homem começou a usar roupa para se manter quente. Então, ao longo do tempo, as roupas começaram a estar conotadas com posição e classe social. Aos poucos, o vestuário evoluiu até ao ponto em que um corpo estar sem roupa passou a ser tabu. No entanto, se visitarmos as antigas catedrais em Inglaterra, podemos ver muitas estátuas inocentes de pessoas despidas e muitos grandes artistas, como Renoir, Donatello e Michelangelo, representaram indivíduos nus. Os clubes e empreendimentos naturistas na América do Norte são relativamente recentes, um movimento com cerca de um século, mas o fato de banho é também uma criação recente, posterior às pessoas usarem as saunas e nadarem nuas. Quando o fato de banho foi criado, há cerca de um século, cobria grande parte do corpo mas tem vindo a cobrir cada vez menos com o decorrer do tempo. Se vestíssemos o fato de banho que hoje usamos, andássemos cem anos para trás e fossemos para a praia, provavelmente seriamos presos, mas se andássemos duzentos anos para trás, as pessoas perguntariam porque estávamos vestidos.

Tradução do original publicado em :

Top 10 Misconceptions About Nudism


Autor:
Top 10 mal entendidos acerca do naturismo, por David Hopkins

Traduzido por José Luís Vieira
______________________________________________

28/10/2011

Facebook

Os espaços no facebook do Clube Naturista do Centro foram personalizados .

Para acederem devem seguir os seguintes link´s

Pagina onde se podem fazer amigos do Clube.

e


Onde podem fazer um like ao Clube

Por ambas podem seguir a nossa actividade e estar a par das ultimas novidades.
______________________________________________



Encontro em Costa Natura FEN



Estimados amigos de las asociaciones de la FEN:
Este año hemos celebrado el 30 aniversario de la Federación compartiendo con las Federaciones Europeas un encuentro en Arna
Pero aún no ha terminado el año y nos gustaría celebrar un encuentro más, esta vez en Málaga aprovechando el largo acueducto de la Inmaculada y la Constitución y el buen clima de Málaga en invierno.
Son ya muchos años que en estas fechas ADN celebra un encuentro también en Málaga, pero en el camping de Almanat.
Este año ADN ha decidido renunciar a su habitual encuentro y unirse a todas las asociaciones de la FEN en un encuentro común en Costa Natura que también celebra su 30 aniversario y desea unir su onomástica a la del movimiento federado en nuestro país.
Si bien se trata de un encuentro de y para la FEN, daremos un toque a nuestros hermanos de Portugal, por cercanía, y lo daremos a conocer en Europa por si alguien deseara acercarse a celebrar con nosotros este cumpleaños.
Por tanto os rogamos que deis a conocer cuanto antes a vuestros socios esta estupenda oferta, que lo es también de vacaciones, de 10 euros/noche y 25% de descuento en comida y cena para los que deseen comer algunos o todos los días en el restaurante de Manolo (las bebidas consumidas durante comida y cena ¡también entran en el descuento!).
Deseamos que sea una fiesta grande de todos los Naturistas federados.
Un abrazo,
Ismael Rodrigo y el Comité Ejecutivo de la FEN
------------
Más información:
Tal y como dice en un primer enlace que se ha colocado ahora mismo en la web de ADN y en breve se colocará en la de la FEN con más detalles:
Reserva cuanto antes tu casa (procura juntarte primero con 3 ó 5 socios-amigos, o si no, el centro lo hará por ti).
No olvides en la reserva:

  1. Decir qué días vas (entrada y salida), si es que no consigues ir todo el puente (acueducto). Por ejemplo del 2 al 6, o del 8 al 11,... Y decir que vas al encuentro de FEN.
  2. Dentro de tus datos personales incluye tu nº de sello FNI 2011 (no tu nº de socio de tu club o asociación, sino del sellito anual de la FNI que tienes pegado en tu carné).
  3. Una vez confirmada tu reserva por Costa Natura envía un e-mail a la FEN (fen@naturismo.org) con tus datos y los de los que comparten casa contigo (si habéis hecho una reserva conjunta) para que tengamos idea de cuántos vamos y podamos preparar mejor las actividades.
  4. ______________________________________________
     

13º Aniversário - Programa


O Clube Naturista do Centro comemora no próximo dia 20 de Novembro o seu 13º Aniversário.

Para assinalar a passagem desta data, no dia 19 (dia de piscina naturista) faremos uma pequena e singela comemoração com o seguinte programa:

16H30  - Porto de honra e abertura do bolo de aniversário;

17H00  - Entrega de uma lembrança aos Sócios  que fizeram 10 anos de Associados do Clube;

18H30 - Piscina Naturista.

______________________________________________

27/10/2011

O Natural Nº 4



A nova edição de "O Natural" já está disponível na vossa caixa do correio, e em breve estará também no site do Clube.

Nesta edição são abordados os seguintes temas:
Editorial

Encontro na praia do Palheirão
Encontro na praia do Meco
Encontro na praia do Adraga
Encontro na praia do Bela Vista
Piscina

Sessão fotográfica
Protocolos
Momento CNC
Momento FPN
Caminhada na Serra da Arrábida.

No fórum foi aberto um espaço para comentários e opiniões sobre esta edição.

A tua opinião é importante, participa e contribui para o desenvolvimento da revista do Clube Naturista do Centro.

Relembramos que o "O Natural" é uma publicação em formato pdf exclusiva para Associados do Clube.

A sua distribuição realiza-se por email e fica disponível no site do Clube para consulta dos Sócios.
______________________________________________

26/10/2011

13º Aniversário


No próximo dia 20 de Novembro o Clube Naturista do Centro comemora o 13º Aniversário, fica atento às novidades sobre esta data.


Mais info
______________________________________________

24/10/2011

Piscina Naturista


No dia 19 de Novembro o Clube Naturista do Centro retoma as suas actividades de piscina.


Aparece

Condições
______________________________________________



14/10/2011

Nudismo ou Naturismo?

 O tema Nudismo e Naturismo e respectivos conceitos vivem lado a lado com uma realidade e prática que nem sempre foi consensual entre os companheiros nudo naturistas.

Numa sociedade onde se reduz correntes ideológicas, formas de viver e de estar em sociedade, grupos de opiniões e praticantes das mesmas, a siglas,  rótulos e conceitos ou preconceitos.

Torna-se fácil esquecer-nos do essencial e viver o acessório. Independentemente do que somos ou desejamos ser, importa viver essa experiência de forma plena e completa.

Só assim podemos desfrutar o Naturismo em pleno, só assim podemos levar mais além a divulgação e o desenvolvimento do Naturismo.

Deixamos um texto publicado pelo nosso Companheiro JLV na sua pagina, e esperamos pelos vossos comentários e a vossa opinião sobre o Nudismo, o Naturismo e respectivas fronteiras.

Saudações  Naturistas



Há pessoas que se afirmam Nudistas e outras preferem o termo Naturista.

Nudismo é considerado como uma doutrina higiénica que aconselha a viver ao ar livre e a praticar desportos num estado de nudez completa.
Já para Naturismo a Federação Naturista Internacional diz que é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez coletiva, com o propósito de favorecer a auto estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.
Ora o respeito pelos outros, pelo meio ambiente e por nós próprios é comum à cidadania, apesar de sabermos que alguns cidadãos advogam tudo isso mas não o praticam… Assim sendo, qualquer pessoa que não use roupas porque assim optou, que não viva isolado da sociedade e cumpra com os seus deveres de cidadão é um naturista.
Ser naturista não é ser ecologista pois ecologia é o ramo da biologia que estuda as relações dos seres vivos com o seu meio natural. É no entanto respeitar, tal como qualquer outro cidadão o deveria fazer, os seres vivos e o seu meio ambiente.
Ser naturista não é ser vegetariano, mas é respeitar as opções dos outros.
Ser naturista é ser cidadão que prefere não usar roupas e assim o faz sempre que a sociedade e o clima o permitam. Ser naturista é ser um cidadão igual aos outros com a particularidade de ser um indivíduo que não tem qualquer contrariedade psicológica em não usar roupas perante outros indivíduos.
Então se a diferença entre cidadão naturista e cidadão não naturista é apenas a preferência por andar despido porque não ser apenas nudista?
Porque a nudez, desde há muitos séculos, tem sido tratada como algo impróprio do ser humano. Curiosamente o ser humano, tal como todos os outros animais… nasce nu… De acordo com a Teoria da Evolução de Darwin o Homem aparece nu… No Mito da Criação, Deus concebe o homem à sua imagem… o homem andava nu no paraíso… e conversava com Deus.
A nudez como algo impróprio do ser humano será antes uma forma de controlar o próprio ser humano. Ao cobrir um ser humano, a única coisa que estamos a fazer é a retirar-lhe a sua própria identidade. Veja-se o que sucedeu com os índios do Brasil ou com os escravos oriundos de África.
O termo Naturista surge para retirar toda a carga negativa em volta da palavra Nudista. A carga negativa da palavra nudez é já muito antiga e está demasiado implementada na sociedade, daí se ter optado por apelidar os nudistas de naturistas, retirando desta forma o conceito negativo da palavra nudez.
Mas nudez nada tem de negativo, muito pelo contrário. Então porque não mudar a carga da palavra em vez de a substituir? Porque é mais fácil criar um novo conceito que mudar mentalidades. Em especial as mentalidades que não querem ser mudadas. Mentalidades de pessoas que apenas conhecem uma realidade fortemente incrustada por repressões psicológicas e até mesmo físicas, implementada logo desde tenra idade.
Pessoalmente, prefiro o termo Naturista. Não tem a ver com moda porque ser naturista não é estar na moda… andar nu é algo que existe desde sempre… É antes adaptação. Tudo evolui. A evolução do termo nudista para naturista tem a ver com a inclusão do nudismo na cidadania. Como referi no início, ser naturista é andar nu (quando assim se pode fazer) respeitando os outros, o meio ambiente e a nós mesmos. Deste modo, aquele que se despe por opção deixa de estar conotado com tudo aquilo com que os pseudopuritanos carregaram a nudez e passa a ser um cidadão como qualquer outro que apenas não tem problema em se mostrar tal como nasceu, tal como é.
Poderia dizer que prefiro o termo nudista porque, tal como não me choca que outros vejam o meu corpo, pois não tenho outro e este é o que me identifica enquanto ser único, também não me importaria com o que os outros pudessem pensar acerca da carga negativa da nudez e que eu teria de carregar sendo nudista. Mas nada disso. O termo evoluiu; eu sou flexível; o termo adaptou-se; logo, eu me adaptei.
Considero que esta evolução é benéfica para o Naturismo e seus praticantes e daí usar o termo Naturista em detrimento de Nudista. Talvez seja apenas o meu subconsciente a dizer-me que nudista é mau, talvez eu não tenha ultrapassado todos os recalcamentos impostos pela minha educação judaico-cristã.
Não interessa, acho verdadeiramente que Naturista me assenta melhor pois gosto de me respeitar, respeitar os outros e respeitar o meio ambiente no qual me movo. Além de gostar de receber as sensações por inteiro.
Eu não sou apenas um ser nu, eu sou um Ser Natural.


Publicado em:


Foto: Retirada do artigo
______________________________________________

11/10/2011

NUwsletter Nº 23


1 – 16 de Outubro – Cancelamento da Caminhada:
Por motivos profissionais somos obrigados a cancelar a caminhada prevista para dia 16. Em breve teremos mais Nutícias sobre este assunto.

2 – Concurso de fotografia 2011:
Data limite de recepção das fotos: 24H do dia 17 de Outubro.
O Concurso de Fotografia de 2011 está a terminar, as fotos já recebidas podem ser vistas no site do Clube (área reservada a Sócios).
Participa e envia-nos a tua foto. Podes consultar o
Regulamento do concurso no site do Clube Naturista do Centro.

3 – Corpos Sociais 2012:
De acordo com o Regulamento Interno do Clube Naturista do Centro as candidaturas deverão ser apresentadas até dia 15 de Dezembro.
A actual Direcção mantém o seu projecto para 2 anos e desde já anuncia a sua recandidatura.
A lista, projecto e calendário serão apresentados durante o mês de Novembro.

4 – Calendário 2012:
Até ao dia 31 de Outubro poderão enviar as vossas sugestões para datas e actividades a desenvolver durante o próximo ano.
______________________________________________

06/10/2011

Encontro Praia da Bela Vista

Decorreu ontem mais um encontro do Clube Naturista do Centro na Praia da Bela Vista.

A Direção agradece a todos os Sócios e Amigos presentes que permitiram conjugar um excelente dia de praia com uma temperatura acima dos 30º, um mar quase flat, uma sessão fotográfica com o Daniel Pedrogam, uma praia repleta de nudo naturistas, no encontro mais participado do ano.

São estes momentos que tornam o Naturismo Associativo tão especial e que demonstram valer a pena o trabalho e esforço de todos nós em prol da divulgação e desenvolvimento do associativismo dentro da família nudo naturista.

Atrave-te e junta-te a nós.

Para retratar momentos mágicos fica uma foto tirada no encontro.


A todos um grande bem haja.

Foto: Jorge Duarte
Modelos: Rui e Isa

Ultima actualização: 2011/10/07
______________________________________________

Concurso de Fotografia

O Concurso de Fotografia de 2011 termina já no próximo dia 10 de Outubro, as fotos já recebidas podem ser vistas no site do Clube (área reservada a Sócios).

Data limite de receção das fotos: 24H do dia 17 de Outubro 

Participa e envia-nos a tua foto.

Regulamento

SN
______________________________________________

02/10/2011

NUwsletter Nº 22

1 - Dia 5 de Outubro - Encontro de Praia:
O Clube Naturista do Centro regressa na próxima quarta-feira  à Praia da Bela Vista para comemorar o encerramento da época balnear.
O ponto de encontro está marcada para as 09H30 no local.
Mais informações aqui.



2 - Dia 16 de Outubro - Caminhada:
O Clube Naturista do Centro realiza mais uma caminhada têxtil em local a designar brevemente naquela que será  ultima actividade outddor de 2011.
Mantém-te atento ao nosso blog e fica a par das ultimas informações.

3 - "O Natural":
A próxima edição da revista do  Clube Naturista do Centro sai durante este mês de Outubro, envia o teu texto sobre um tema á tua escolha até ao dia 7 de Outubro e contribui para a divulgação do Naturismo.

4 - Blog Mobile:
podes seguir o nosso Blog através do teu telemovel, smartfhone ou outros dispositivos moveis. esta opção diminui o trafego para ligações moveis e permite carregar as paginas de forma mais rápida.
A apresentação é diferente como se pode ver na imagem ao lado.
Para acederes caso não apareça automaticamente insere o seguinte endereço:

http://clubenaturistacentro.blogspot.com/?m=1










______________________________________________
 

01/10/2011

Samonatura


Um pedaço de terra onde a paz e a natureza se unem, longe da vida quotidiana e principalmente onde pode desfrutar do sossego de um ambiente relaxante e ao mesmo tempo ter a oportunidade de andar ao natural. Este belo lugar situa-se contra uma vertente da montanha, aninhado numa paisagem pitoresca, típica Alentejana e, tendo por isso, uma vista privilegiada e infindável sobre uma planície que desagua nas ondas do Oceano Atlântico.

http://samonatura.com/?lang=pt

Espaço Naturista.


Não tem protocolo com a FPN.




GPS: 37°43'40.84" N  8°42'31.15"W
______________________________________________