Avançar para o conteúdo principal

Meco a Nu - Evolução no tempo

A praia do Meco considerada por muitos a meca do naturismo em Portugal e a mais internacionalmente conhecida praia naturista portuguesa tem vindo a evoluir ao longo dos tempos, levando a que muitos adeptos da pratica naturista se queixem da invasão têxtil.


A praia foi oficialmente reconhecida como praia naturista por deliberação da Assembleia Municipal da Câmara de Sesimbra em 28 de Julho de 1995.

Tendo como confrontação a Norte o final (sul) da Praia do Moinho de Baixo e a Sul o limite norte da Praia das Bicas.

Com a evolução dos tempos assistiu-se ou tem se vindo a assistir a uma 



deslocação dos têxteis rumo a Sul ocupando o inicio da praia naturista e formando um conjunto de banhistas têxteis e naturistas que se assemelha a uma praia de uso e costume naturista.

Esta situação deve-se ao aumento de têxteis frequentadores da praia e à possível expansão da zona concessionada.

Este situação embora do desagrado de muitos naturistas permite uma grande divulgação do naturismo junto dos não praticantes.

Por outro lado obrigado aos naturistas praticantes uma deslocação rumo a sul para se sentirem na sua praia.

A própria câmara de Sesimbra passou a designar a praia oficial naturista a Praia do Rio da Prata embora reconhecendo a pratica original do naturismo junto à Praia do Moinho de Baixo:

"A Praia do Moinho de Baixo ou Praia do Meco, como normalmente é designada, é conhecida nacional e internacionalmente devido, sobretudo, a ter sido uma das primeiras praias naturistas do país. Hoje, esta prática mantém-se, mas mais a sul, no Rio da Prata. O Moinho de Baixo é um extenso areal com vários equipamentos de apoio, entre os quais um posto de turismo que funciona durante o Verão, uma biblioteca e um campo de futebol de praia. Tal como em Sesimbra, aqui ainda é possível observar a tradição da Arte Xávega, uma das mais antigas formas de pesca.

O litoral de Sesimbra apresenta uma diversidade única de paisagens, de onde se destacam algumas das mais belas praias do país. Na costa ocidental, o território é recortado pela Lagoa de Albufeira, muito procurada para a prática de windsurf e kitesurf. Um pouco mais a sul surge a praia do Moinho de Baixo, junto à Aldeia do Meco, caracterizada pelos seus extensos areais. Continuando ao longo da costa chega-se ao Rio da Prata, uma das primeiras praias naturistas do país, e logo a seguir aparece a praia das Bicas, local de eleição para os amantes do surf. fonte


No entanto esta situação é referida por outras entidades ainda conforme a situação originalmente reconhecida com o se pode ver nesta informação sobre a qualidade das aguas.
Segundo informação da Câmara de Sesimbra a praia oficial naturista é delimitada nos estremos pelas seguintes placas:


Deixa-nos a tua opinião sobre a evolução da praia e dos praticantes ao longo dos tempos.


Mensagens populares deste blogue

Naturismo em familia

É já no próximo sábado que vamos estar na praia Palheirão, está previsto uma temperatura máxima de 32ºC para o próximo dia 6 de Agosto, para a zona de Mira-Cantanhede.

Muito importante, não estão previstos Ventos para aquela zona! (N-11Km/h).

Recomendamos que evite uma exposição solar muito grande, e faça uso de protector, especial atenção às crianças. Ingira muitos líquidos, sem álcool.

Cumpra todas as regras de segurança nas praias , especial atenção às praias não vigiadas.

Contamos com a tua presença, procura as nossas bandeiras.

Junta-te a Nós! Naturalmente que contamos contigo nas nossas atividades, para juntos podermos fazer ainda mais pelo Naturismo!

www.cncentro.org

Adão conhece Eva, o Nu na TV

"Adão Conhece Eva" um programa de televisão na RTL 5 da Holanda. O novo Reality show do canal RTL 5 coloca os concorrentes totalmente nus e está a fazer sucesso na Holanda.

Será que Portugal tem mercado para este tipo de programa?

"Adam Zoekt Eva" (Adão conhece Eva) coloca os concorrentes numa ilha paradisíaca perto do Panamá sem roupa. Os homens e mulheres têm de travar conhecimento, tendo por objetivo descobrir “o verdadeiro amor”.

Comporta - Praia mista

Região: Costa Azul - Concelho de Grândola - Distrito de Setúbal Localização: A sul da praia têxtil de Comporta Como chegar: A partir de Alcácer do Sal tomar a N253 em direcção a Comporta. Na localidade de Comporta virar para Norte e seguir pela estrada até um cruzamento com uma estrada de terra batida. Tomar essa estrada em direcção à praia. Ao chegar à beira-mar tomar a direcção sul. Facilidades: Bar na zona têxtil
GPS: N  38°22'55.53" W   8°48'6.08"




Fica a Sul da Península de Tróia, logo abaixo de Setúbal, mas separada pelo Rio Sado. A forma mais directa de acesso consiste em atravessar o rio de barco, entre Setúbal e Tróia, e seguir pela estrada nacional 253-1. Também se pode alcançar a partir de Alcácer do Sal pela N253 ou pela N261 para quem vem de Sul. Existem restaurantes e estacionamento na Praia central (textil). Uma vez na Comporta, tanto pode seguir-se para Norte como para Sul da Pra…