Foto: jornal Publico |
A cidade de Munique (terceira maior cidade do país) legalizou a nudez em publico criando em simultâneo 6 zonas exclusivas para a pratica do nu total.
Os adeptos do naturismo, nudismo e todos os que gostam de estar ao ar livre sem roupa podem assim tomar banhos de sol, fazer piqueniques, caminhar ou praticar actividades a nu dentro das zonas criadas para a pratica de estar nu.
As seis zonas:
- Flaucher
- Brudermuhlbrucke
- Mittlere-Isar-Straße
- Eisbach
- Schwabinger Bucht
- Feldmonchinger See
ficam localizadas em parques sem vedações não estando isoladas da população em geral.
Fora das zonas criadas os adeptos de atividades e lazer a nu podem ser detidos.
Uma das zonas urbanas criadas para a pratica da nudez ao ar livre fica a escassos dez minutos a pé da principal praça da cidade alemã, Marienplatz.
A delimitação de espaços para a nudez surge depois de ter expirado, em 2013, a legislação que impedia banhos de sol a pessoas nuas em locais públicos na Baviera, apesar de se ter mantido um debate aceso sobre o assunto entre os alemães.
Apesar de a nudez ser uma prática comum em Munique, esta não podia ser publicamente assumida devido à falta de legislação adequada. No entanto em 2013 com a expiração da legislação que que impedia banhos de sol a pessoas nuas em locais públicos na Baviera e após aceso debate foi agora possível alcançar este importante marco para os adeptos da vida a nu.
Sendo muito comum desde há vários anos ver pessoas despidas em locais como o Englischer Garten, um dos maiores parques da cidade, e nas margens do rio Isar, a Alemanha tem desde 1920 uma praia destinada a nudistas.
A cultura do corpo livre é muito apreciada na Alemanha tendo sido neste país que nasceu a sigla FKK, sinonimo de local naturista em muitas partes do globo.