Promover e divulgar o Naturismo Familiar em Portugal Toda a Informação sobre actividades, espaços naturistas e locais para a prática do naturismo em Portugal e no exterior. Actividades indoor e outdoor abertas a sócios e não sócios do Clube. Um Clube com ambiente familiar onde todos são bem vindos.
Promover e divulgar o Naturismo Familiar em Portugal Toda a Informação sobre actividades, espaços naturistas e locais para a prática do naturismo em Portugal e no exterior. Actividades indoor e outdoor abertas a sócios e não sócios do Clube. Um Clube com ambiente familiar onde todos são bem vindos.
▼
20/06/2014
Turismo Naturista
Dados de um inquérito realizado em 2011.
Deixa-nos o teu comentário sobre o que mudou em Portugal nestes últimos 3 anos.
Já pensou em despir-se completamente na praia, viajar num cruzeiro naturista ou até escalar uma montanha nú? Se para alguns só pensar nisso é embaraçoso, talvez os números de quem já o fez o surpreendam. De acordo com o nosso estudo sobre o Turismo Naturista, quase 1 em cada 3 participantes de toda a Europa afirma já ter feito nudismo em locais públicos. Mas onde é que vão nas suas férias naturistas? Quais as melhores praias? Vão com a família e amigos? E será o nudismo uma boa forma de ter um caso romântico? Veja o nosso infográfico em cima e descubra mais sobre o porquê, onde e com quem as pessoas praticam nudismo…
Onde vão nas férias nudistas?
Na Europa, o topless é uma prática comum e pode-se dizer que é um passo pequeno do topless aos banhos de sol em nú integral. É por isso surpreendente que, dos que afirmaram já ter praticado nudismo, apenas 28% afirma tê-lo feito na praia. O estudo conseguiu ainda reunir uma série de destinos naturistas. Reserve voos para Espanha se quiser experimentar as praias mais populares – não é por isso uma surpresa que o “Dia Sem Fato de Banho” tenha começado no país vizinho em 2007.
Talvez pela sua famosa atmosfera liberal e relaxante não seja de estranhar que as Ilhas Baleares sejam um dos destinos mais famosos, principalmente Ibiza e Formentera. E o clima ameno durante todo o ano das Ilhas Canárias é provavelmente a razão do grande número de naturistas que por ali passam as suas férias. A costa Dalmatiana da Croácia também foi citada recorrentemente e as suas praias magníficas e recatadas são o perfeito destino para os mais tímidos naturistas.
O Meco também foi citado como local de culto naturista e não só por naturistas portugueses.
O que é surpreendente é que mais de metade dos naturistas que responderam ao nosso estudo participaram num cruzeiro naturista. Este tipo de férias cresce cada vez mais com alguns cruzeiros naturistas a serem criados anaulamente, principalmente no Mediterrâneo e Adriático.
Porque que fazem nudismo?
Muitos não têm ideia porque é que muita gente se sente confortável estando nú em locias públicos, mas talvez os nossos resultados surpreendam, uns impressionantes 50% nos naturistas fazem-no porque sempre foi feito na sua família – não porque decidiram num dia despir-se.
Obter um bronzeado integral parece ser uma explicação lógica, mas apenas 16% o fazem por esta razão. Parece que para a maioria dos naturistas, tirar a roupa em local público tem uma forte ligação com o que os rodeia, a natureza. 63% dizem que o fazem para se sentirem em harmonia com a natureza, e 60% afirma que o nudismo é agradável porque os faz sentir como vieram ao mundo.
Com quem praticam o nudismo?
Apesar da disposição das pessoas para se despir em público, mais da metade daqueles que o fazem dizem nunca o terem feito em lugares onde poderiam encontrar alguém conhecido. A razão que apontam para tal é que sentiriam vergonha.
Talvez isso tenha algo a ver com o facto que 44% já se sentiu observada enquanto praticavam nudismo. Parece que o nudismo é mesmo considerado uma atividade em família, já que apenas 27% respondeu que nunca faria nudismo com os seus pais ou filhos.
Mas será uma boa forma de ter encontros amorosos? Na verdade não, e pode até ficar desapontado ao ver que 69% respondeu nunca ter tido nenhum relacionamento amoroso enquanto praticava nudismo.
É um valor demasiado expressivo que deita por terra o preconceito que muitos têm sobre o nudismo. Fonte