Avançar para o conteúdo principal

Légua Nudista 2014 - José Sousa o organizador e mentor


 José Sousa o grande organizador e mentor da Légua Nudista em entrevista.

Podem acompanhar o José no Facebook onde partilha as provas e eventos onde participa e organiza.

FPN - Quem é o José Sousa ?

JS - José Carlos Sousa, Natural de Sebadelhe conselho de Vila Nova de Foz Côa, nascido a 12-02-1972.

FPN - Quando começou a correr e a organizar eventos do género?

JS - Depois do desporto escolar, parei 12 anos e em 2000 voltei a correr a convite de um amigo e a 1ª prova foi a meia maratona da ponte 25 de Abril.

FPN - Quantas provas participadas?

JS - 727 das quais 123 meias maratonas; 31 entre a distância da meia maratona e a maratona; 57 maratonas e 36 Ultra Maratonas

FPN - Quais as provas organizadas para além da Légua Nudista?

JS - Divertrail de Portugal ( Povoa de Lanhoso ) e Trail Bracara Augusta ( Braga ), ambas corridas de montanha em parceria com Jorge Esteves

FPN - Quais foram as mais marcantes?

JS - Sem dúvida que a 1 ª prova a meia da ponte; os 101 km de Ronda ( Espanha); Ultra trail du Lac Annecy ( França ); Ecotrail ( França ); Maratona de Montanha Galarleiz ( Espanha ); Maratona do porto 2005; maratona de Paris ( França ), entre outras.

FPN - Quais os resultados já alcançados?

JS - Alguns pódios por escalões e outros em menor quantidade da Geral.
Tenho à maratona 02:58:30 ( Badajoz) à meia maratona 01:23.31 (Elvas - Badajoz) e aos 10 km 00.38:22 no G.P. José Afonso

FPN- Donde surgiu a ideia de organizar uma prova nudista?

JS - Surgiu de uma brincadeira que fiz do ultra trail de Sesimbra a quando soube que estava a correr na praia do meco tirei a roupa e fiz toda a praia a correr nu apenas de ténis e meias de compressão.

FPN - O José já praticava nudismo ou a Légua também foi a sua estreia?

JS - Nunca tinha praticado nudismo antes desta brincadeira no ultra trail de Sesimbra.

FPN - Para um têxtil como é e como se sente correr a nu?

JS - Quanto a correr nu é uma sensação de liberdade total e sinto-me muito bem sem qualquer problema físico nem mental.

FPN - Como decorreu a 1ª Edição em 2013?

JS - A 1 ª légua nudista da praia do Meco realizou-se no dia 14 de Setembro de 2013, sendo esta uma prova de atletismo com 5 km devidamente legalizada e autorizada pelas entidades competentes.

Estavam inscritos 29 atletas dos quais deram inicio 28 e terminaram todos. Participaram 3 mulheres e 25 homens.

A prova teve como circuito 2,5 km em sistema de ida e volta. Com saída na praia do Meco a 200 metros do Bar Do Peixe no sentido de Sesimbra, logo após o grande penedo que se encontra no meio do areal.

A prova teve como qualquer outra abastecimento no final de água e ainda doces, fruta e cerveja.

Todos os atletas tiveram como lembrança uma T´shirt e um prémio de presença como recordação

Houve prémios para os 3 da geral masculina e feminina e um prémio para o menos novo

FPN - Qual o papel das entidades apoiantes na Légua ?

JS - Dentro dos possíveis arranjar brindes para os participantes , ajudarem na divulgação, e colaborar se possível na organização do evento, dentro das suas possibilidades.

FPN - Qual a reacção da Associação de Atletismo Lebres do Sado ao convite para apoiar uma prova fora da sua área de actuação ?

JS - A reacção foi boa desde o inicio pois a proposta por mim lançada foi dada num jantar que antecipava uma prova em Maiorca (red Cross) onde à mesma mesa estava o presidente das Lebres do Sado clube que represento e ainda atletas que acabariam por vir a participar neste desafio.Daí ficou apenas duas coisas definidas. 1 ª Fazer a prova . 2 ª A frase " corre como vieste ao mundo" da autoria de Paulo Mota o Presidente das lebres do Sado.

FPN - Quais as expectativas para a 2ª Légua Nudista?

JS - As expectativas são boas mas poderiam ser melhores, acreditava conseguir duplicar o nº de atletas mas julgo que ficaremos entre 40 a 45 atletas, o que já não é mau. Alguns dos participantes da 1 ª edição estão lesionados outros estão no estrangeiro a trabalhar, outros a trabalhar nesse dia e ainda outros que por outras razão ainda não estão inscritos.

FPN - O que falta para este evento crescer em divulgação, apoios e patrocínios ?

JS - Falta acima de tudo que as pessoas de uma vez por todas se deixem de esconder de si próprias.
Depois a comunicação social que continua a manter tabus onde já não os há e a não divulgar uma verdade que continua a ser escondida, pois existe muitas pessoas a fazer nudismo em portugal umas mais escondidas que outras !!

FPN - As mulheres e a Légua ou a Légua e as mulheres. Onde estão ?

JS - Pois esse é o grande problema onde estão as mulheres desportistas que praticam nudismo em Portugal!? Se as há não se mostram !

Onde está o sexo forte ? Onde está a igualdade ? onde está a coragem ? são afirmações/questões que caiem por terra quando se fala na Légua Nudista da praia do Meco.

FPN - Projectos para futuras edições da Légua?

JS - Manter este molde continuar a teimar com a comunicação Social para um possível debate/presença em T.V. num qualquer programa televisivo.
Continuar a divulgar a prova dentro e fora de portas como já o foi este ano.

FPN - Para finalizar, quais os conselhos para quem deseja começar a correr ou a participar em provas amadoras?

JS - Ter o mínimo de preparação física, não querer ser herói em 2 ou 3 meses tudo tem o seu tempo. Acima de tudo saber conhecer-se a sí próprio e saber até onde pode ir. E acreditar sempre que conseguimos alcançar o que procuramos.
_________________________________________________________________

Mensagens populares deste blogue

Naturismo em familia

É já no próximo sábado que vamos estar na praia Palheirão, está previsto uma temperatura máxima de 32ºC para o próximo dia 6 de Agosto, para a zona de Mira-Cantanhede.

Muito importante, não estão previstos Ventos para aquela zona! (N-11Km/h).

Recomendamos que evite uma exposição solar muito grande, e faça uso de protector, especial atenção às crianças. Ingira muitos líquidos, sem álcool.

Cumpra todas as regras de segurança nas praias , especial atenção às praias não vigiadas.

Contamos com a tua presença, procura as nossas bandeiras.

Junta-te a Nós! Naturalmente que contamos contigo nas nossas atividades, para juntos podermos fazer ainda mais pelo Naturismo!

www.cncentro.org

Comporta - Praia mista

Região: Costa Azul - Concelho de Grândola - Distrito de Setúbal Localização: A sul da praia têxtil de Comporta Como chegar: A partir de Alcácer do Sal tomar a N253 em direcção a Comporta. Na localidade de Comporta virar para Norte e seguir pela estrada até um cruzamento com uma estrada de terra batida. Tomar essa estrada em direcção à praia. Ao chegar à beira-mar tomar a direcção sul. Facilidades: Bar na zona têxtil
GPS: N  38°22'55.53" W   8°48'6.08"




Fica a Sul da Península de Tróia, logo abaixo de Setúbal, mas separada pelo Rio Sado. A forma mais directa de acesso consiste em atravessar o rio de barco, entre Setúbal e Tróia, e seguir pela estrada nacional 253-1. Também se pode alcançar a partir de Alcácer do Sal pela N253 ou pela N261 para quem vem de Sul. Existem restaurantes e estacionamento na Praia central (textil). Uma vez na Comporta, tanto pode seguir-se para Norte como para Sul da Pra…