Avançar para o conteúdo principal

Porque é que a nudez é necessária?

O texto seguinte traduz a relação do Parque Naturista “Oaks Family” no Canada com a com os seus utentes em relação à pratica da nudez.

A sua abrangência e aplicação na fundamentação deste tema é praticamente universal.

E para ti a nudez deve ser obrigatória? Devemos ter ambientes mistos? Deixem as vossas opiniões.









O lema do Parque Naturista “Oaks Family” é "Valores Naturistas tradicionais num ambiente moderno".

Os "valores tradicionais" mencionados no nosso lema resultam da nossa observação de que vários clubes naturistas perderam a filosofia do naturismo. 

Para muitos, o naturismo é apenas uma actividade recreativa ocasional que se apresenta simplesmente como uma alternativa ao uso de um fato de banho. 

Longe vão os aspectos sociais, psicológicos , ambientais e morais do movimento. Apesar de não querermos voltar aos dias de ginástica obrigatória, vegetarianismo, e álcool e tabaco proibidos, queremos reintroduzir o naturismo como uma filosofia e um modo de vida. 

Claro, isso não é para todos, mas cada pessoa pode escolher se Bare Oaks é certo para si. Nós não estamos tentando agradar a todos. Bare Oaks existe para aqueles que são apaixonados por naturismo.As pessoas perguntam muitas vezes porque é que se os naturistas são tão tolerantes com os outros, Bare Oaks não permite que as pessoas permaneçam vestidas se assim o desejarem (quando o tempo permitir, é claro!). 

À partida, este apelo à tolerância parece muito lógico. Esta tolerância e uma aspiração a ser mais abrangente têm sido os motores do movimento roupa-opcional nas últimas décadas.

Seria óptimo se nós vivêssemos numa utopia onde ninguém se importa com o que vestimos e poderíamos estar nu em qualquer lugar que desejássemos. 

Isso pode ser possível algum dia. Mas no nosso mundo actual é impossível, por causa da pressão social constante que promove uma incrível quantidade de vergonha do corpo e obsessão com a roupa. 

Estas mensagens estão profundamente enraizadas na maioria das pessoas desde a infância, e reforçada constantemente através da forma como o nosso mundo é construído e através das reacções dos outros. O medo da nudez e do seu corpo na maioria das pessoas está tão profundamente enraizado na mente que se tornou inconsciente, instintivo e emocional. Existem muitas variações de roupa-opcional no mundo naturista actual. 

Em geral, não funcionam, uma vez que os locais naturistas não operam de forma independente no mundo. Os locais naturistas são um subconjunto da sociedade, e não uma cultura verdadeiramente independente

Uma vez que as pressões do mundo têxtil estão sempre presentes no naturismo, devemos aplicar uma pressão igual nos clubes naturistas para manter os valores naturistas.

Então o naturismo em Bare Oaks não pode ser de roupas-opcional, pois estamos:

Vivendo uma filosofia

Naturismo é uma filosofia de vida. É uma maneira de pensar, agir, e de olhar para o resto do mundo . Estamos a promover o respeito de si, para os outros, e para o ambiente. Nudez completa é fundamental para esses valores.

Lutando contra o forte condicionamento social

Mesmo o naturista mais experiente ainda abriga algum desconforto com a nudez em determinadas situações. Quer se trate de dançar, comer num restaurante, ou sentados em determinadas posições, muitos de nós ainda sentem esse desconforto. 

Devido às influências externas incessantes mencionadas acima, ninguém está a fazer uma escolha verdadeiramente livre quando se opta por permanecer vestido. 

Nesta experiência social que chamamos de naturismo, devemos ajudar todas as pessoas a tornar-se mais confortáveis com seus corpos em todas as situações.

Há homens em clubes naturistas que usam calções ao caminhar, porque eles sentem que é mais confortável. É um conforto físico ou conforto psicológico? 

Uma mulher naturista uma vez afirmou que se sentia mais feminina com um pano em seu redor. Como pode ela ver um pedaço de pano, como mais feminino do que a sua própria forma natural? 

Quando se pergunta porque é que um jovem naturista se envolve com uma toalha firmemente em torno da sua cintura, ele explicou que era a maneira mais conveniente para transporta-la. 

Será mais fácil enrolar uma toalha á cintura do que jogá-la sobre o seu ombro? É conveniência ou racionalização?

E os novos praticantes?

Entendemos que as pessoas novas no naturismo precisam de algum tempo para se ajustar. Se você ou alguém próximo opta por ficar vestido durante o período de adaptação, por favor, respeite os outros. Seja discreto. Encontre um lugar calmo onde você pode levar algum tempo a se ajustar. 

Roupas nunca são permitidas ao nadar ou ao usar a sauna, banheira de hidromassagem ou chuveiros.

Em todos os exemplos acima, as pessoas realmente acreditavam no que estavam dizendo. A mente inconsciente é extremamente hábil em racionalizar as razões para os desconfortos emocionais criados pela nudez.

Promoção da igualdade

O Vestuário é utilizado para denotar status social, económico, político ou profissional. Usamos roupas não só para proteger os nossos corpos quando estamos com vergonha, mas para elevar-nos socialmente

Isso leva a um ciclo interminável, onde as pessoas procuram superar os outros, ou, pelo menos, corresponder-lhes. Ao retirar as nossas roupas, estamos mostrando respeito pelos outros através de modéstia real.

Como afirmado por Marc- Alain Descamps , o brilhante psicólogo social francês cujos tratados sobre o naturismo são alguns dos melhores, " a outorga visual recíproca de nudez completa neutraliza a relação exibicionista / voyeur." 

Se uma pessoa está vestida, enquanto os outros estão nus, é difícil, mesmo para um naturista, fugir completamente do voyeurismo . Por outro lado, uma pessoa nua na frente de pessoas vestidas, como um modelo nu posando para fotógrafos, compreende alguns elementos de exibicionismo .

Tornando o Naturismo mais fácil para principiantes

Enquanto a política de roupas-opcionais pode parecer que torna mais fácil a introdução do naturismo aos novos praticantes, é nossa experiência que esta politica só lhes permite o adiamento, por tempo indeterminado, da sua visita. 

Quanto mais pessoas estão nuas ao seu redor, mais fácil se torna para os visitantes despir-se pela primeira vez. Como tem sido amplamente divulgado, uma vez quebrado o seu condicionamento social num ambiente naturista as pessoas costumam sentir-se confortáveis dentro de um curto período de tempo, às vezes apenas alguns minutos .

Excluindo-se os indivíduos aberrantes

É uma triste realidade que alguns membros da nossa sociedade têm desenvolvido visões da sexualidade e do corpo que são incompatíveis com os valores naturistas. 

Como a sua intenção em visitar um ambiente naturista é inadequada, estes devem ser excluídos. Quando forçados a ficar nus, geralmente estas pessoas sentem-se vulneráveis, porque os ideais naturistas não são coerentes com a sua atitude

Em seguida, eles saem, ou sua intenção torna-se perceptível e eles pedirão para sair.

Convivendo com pessoas que pensam como nós

Por grande parte do mundo ser intolerante com os nossos valores que passamos a maior parte do nosso tempo com a sensação de que o mundo está sob ataque, tanto assim que muitos naturistas têm medo de dizer aos outros acerca do seu envolvimento no Naturismo. 

Uma visita a um clube naturista deve proporcionar um momento em que nos sentimos cercados por pessoas que pensam como nós e partilham a nossa paixão.

Lake Beamor from Bare Oaks on Vimeo.
Texto original e imagem: Why Nudity is Required

Mensagens populares deste blogue

Naturismo em familia

É já no próximo sábado que vamos estar na praia Palheirão, está previsto uma temperatura máxima de 32ºC para o próximo dia 6 de Agosto, para a zona de Mira-Cantanhede.

Muito importante, não estão previstos Ventos para aquela zona! (N-11Km/h).

Recomendamos que evite uma exposição solar muito grande, e faça uso de protector, especial atenção às crianças. Ingira muitos líquidos, sem álcool.

Cumpra todas as regras de segurança nas praias , especial atenção às praias não vigiadas.

Contamos com a tua presença, procura as nossas bandeiras.

Junta-te a Nós! Naturalmente que contamos contigo nas nossas atividades, para juntos podermos fazer ainda mais pelo Naturismo!

www.cncentro.org

Comporta - Praia mista

Região: Costa Azul - Concelho de Grândola - Distrito de Setúbal Localização: A sul da praia têxtil de Comporta Como chegar: A partir de Alcácer do Sal tomar a N253 em direcção a Comporta. Na localidade de Comporta virar para Norte e seguir pela estrada até um cruzamento com uma estrada de terra batida. Tomar essa estrada em direcção à praia. Ao chegar à beira-mar tomar a direcção sul. Facilidades: Bar na zona têxtil
GPS: N  38°22'55.53" W   8°48'6.08"




Fica a Sul da Península de Tróia, logo abaixo de Setúbal, mas separada pelo Rio Sado. A forma mais directa de acesso consiste em atravessar o rio de barco, entre Setúbal e Tróia, e seguir pela estrada nacional 253-1. Também se pode alcançar a partir de Alcácer do Sal pela N253 ou pela N261 para quem vem de Sul. Existem restaurantes e estacionamento na Praia central (textil). Uma vez na Comporta, tanto pode seguir-se para Norte como para Sul da Pra…