Avançar para o conteúdo principal

Algumas perguntas frequentes sobre o naturismo

O que é o naturismo?

Em essência, o naturismo é um estilo de vida apreciado sem roupas. Mas a definição pode ficar um pouco mais complexa, o naturismo significa coisas diferentes para pessoas diferentes. 
Existem algumas pessoas que gostam de estar nuas 24/7, ou, tanto quanto possível, independentemente do clima. 
Alguns gostam de se socializar, outros são mais solitários. 

Para a maioria dos naturistas, estar sem roupa é algo que é apreciado quando é apropriado e natural para fazê-lo, seja em casa, num jardim privado, na praia naturista, ou em num espaço naturista, spa ou resort . 

Para muitos naturistas, o estar nu é acompanhado por uma maior atenção para uma vida saudável e por estar em harmonia com o ambiente natural. 

Ficar sem roupa pode ser uma experiência libertadora, e não há nada de prejudicial, vergonhosa ou constrangedora sobre o corpo nu.

Mas e se eu sou auto-consciente sobre o meu corpo?

Uma vez que está entre outras pessoas com a mesma pratica, maneira de estar e pensar, vai descobrir que, embora todos nós sejamos diferentes, somos todos iguais e que todos temos as nossas imperfeições. 

Caroços, inchaços, rugas e cicatrizes são o que nos faz seres humanos normais, e o naturismo é também a aceitação do corpo.

Longe de se sentir auto-consciente, vai verificar que o seu corpo é o seu traje, tal como todos os presentes que trajam de igual, desta forma o corpo e em especial o seu corpo deixa de importar, deixa de estar presente no seu auto-consciente.

Na verdade, se você é o único que está vestido, você pode se sentir ainda mais de fora. 
Jovem, velho, gordo, magro -  não importa. No entanto, se vai estar nu entre amigos vai pensar mais sobre como você pode estar e sentir-se mais saudável, então isso também é uma coisa boa - mas deve ser para si mesmo, e não para agradar aos outros.

Eu tenho que retirar?

Ninguém nunca deve forçá-lo a fazer algo que você não quer fazer, e a maioria dos locais naturistas têm uma atitude relaxada para quem experimenta a primeira vez e deixá-los ir em seu próprio ritmo. Locais que se descrevem como "roupa-opcional" são geralmente recomendados para primeiras experiências  pois não insistem em estar nu o tempo todo. 
O único lugar onde é muito provável de ser dito para ser a nu é na piscina!

Onde posso ir?

Você pode começar com a sua própria casa. Se você gosta da ideia de estar nu, então experimente  andar pela casa nu e verifique se fica confortável em sua própria pele. 

Acostume-se a olhar para si mesmo no espelho, mesmo se você não está feliz com seu corpo. É o seu corpo, e é o único que você tem - aprenda a amá-la pelo que ele é. Quando você se sentir pronto para se juntar a outros, há uma série de lugares, para começar. 

Há praias onde o naturismo é oficialmente reconhecido outras que são de uso e costume. 

Há clubes naturistas que organizam actividades de interior e exterior e que podem ajudar na integração e adaptação ao nu social.

Existem ainda inúmeras oportunidades para férias naturistas no exterior. Espanha, França e Portugal estão entre os destinos mais populares, juntamente com alguns óptimos lugares na Grécia, e mais longe nos EUA e Caribe.

Preciso de todos os acessórios essenciais?

O naturismo ao não se usar roupas, é uma das actividades mais baratos que existem. No entanto, existe um acessório essencial - e que é uma toalha. Se você está socializando com os outros,  a coisa feita para se levar uma toalha com você e usá-la para sentar-se, a bem da higiene. 

Outros acessórios são apenas uma questão de senso comum - por exemplo, se você estiver viajando para uma praia remota que requer um pouco de uma caminhada, trazer algum calçado, e se você está indo em um passeio nu em uma praia ou em uma área de floresta remota, levar uns calções ou um sarong para cobrir-se quando alguém se aproxima. 

E se é quente e ensolarado, uma loção solar adequada é uma obrigação. Só porque você é um naturista não significa que você tem que ser um adorador de sol o tempo todo. Fique sensato e seguro.

Eu sou um homem ... e se eu tiver uma erecção?

Esta é frequentemente uma pergunta, para a qual a resposta é normalmente: é muito improvável que isso aconteça. Contrariamente à opinião popular, nudez em seu estado simples não é sexual, e clubes naturistas não são ambientes sexualizados. 
A diversidade de jovem, velho, gordo, magro (veja acima) deve significar que o sexo é a última coisa em sua mente. Se você estiver nervoso ou se isso acontecer, a melhor coisa a fazer é cobrir-se com uma toalha, rolar sobre a sua frente até que desapareça, ou dar um mergulho na piscina ou no mar. A pior coisa que você pode fazer é andar por aí exibindo a erecção.

E se é a minha época do mês?

Não se preocupe - é perfeitamente normal para as mulheres usar a parte de baixo do biquíni, se estão em seu período, e todo mundo vai entender e agir naturalmente.

Posso tirar fotos dos meus amigos?

Tenha muito cuidado quando você pegar sua câmara  Certos locais podem ter regras estritas sobre a fotografia, como, obviamente, as pessoas podem ser sensíveis sobre fotos delas nuas aparecerem onde não as querem. 

Certifique-se de que você sabe a política do espaços obre fotografias antes de a utilizar.

Certifique-se de que você tem a autorização expressa de pessoas que estão a tirar fotografias de (se você é um fotógrafo profissional, pedir-lhes para assinar um formulário de autorização de modelo), e tentar o seu melhor para não ficar ninguém no fundo da foto. 

Se você estiver em uma praia, mais uma vez, tenha cuidado. Tirar fotos de você e seus amigos, mas respeitar a privacidade dos que o rodeiam, especialmente, se há crianças por perto.

Posso levar meus filhos?

Claro que sim! As crianças beneficiam muito de uma atitude relaxada para nudez desde tenra idade. Se eles são ensinados que o corpo nu é algo a ser escondido dos outros, isso pode levar a graves constrangimentos sobre a imagem corporal na vida adulta. 

Liderar pelo exemplo e mostrar-lhes que não há nada de errado por estar nu. Se avistar você saindo do banheiro, não gritar e agarrar uma toalha! Basta agir naturalmente em torno de seus filhos. As famílias são vitais para o sucesso continuado de muitos clubes e espaços, e para a saúde do naturismo como estilo de vida. Seus filhos estão seguros dentro de clubes e espaços  naturistas.

O Naturismo é realmente para toda a família, por isso todos devem estar envolvidos.

O que outras pessoas (meus amigos e família, por exemplo) vão pensar  se eu lhes digo que eu sou um naturista?

Bem, aqui está sua oportunidade para dizer-lhes, e dissipar os mitos! Eles só vão pensar que é estranho e errado, se eles estão mal informados, e você como um naturista tem uma grande chance de colocá-los sobre o que na vida realmente é importante. Você pode direccioná-los para sites como a FPN o CNC e a INF, os quais promovem uma abordagem saudável, não-sexual de nudez.

Você realmente estaria ajudando o progresso do movimento ao divulga-lo pelos seus familiares e amigos. É compreensível, porém, que alguns naturistas optam por não contar sobre o seu estilo de vida. Nós, infelizmente, ainda vivemos numa época onde a menção de nudez ainda pode gerar algum desconforto no próximo  mas com o passar do tempo o naturismo assume-se como sendo cada vez mais natural, no entanto em algumas profissões centrados na criança, tais como o ensino optar por manter seu segredo sobre o naturismo, de forma a evitar problemas do que vale a pena . Isso é triste, como naturistas não têm nada a esconder, poderá ser sensato, embora  o naturismo não seja vergonhoso ou exista algo errado sobre a nudez. 

Aconselhamos a franqueza e honestidade, sempre que possível - porque se você for secreto, parece que você tem algo a esconder, que não é a impressão certa.

Traduzido e adptado a partir de: Fonte
______________________________________

Mensagens populares deste blogue

Naturismo em familia

É já no próximo sábado que vamos estar na praia Palheirão, está previsto uma temperatura máxima de 32ºC para o próximo dia 6 de Agosto, para a zona de Mira-Cantanhede.

Muito importante, não estão previstos Ventos para aquela zona! (N-11Km/h).

Recomendamos que evite uma exposição solar muito grande, e faça uso de protector, especial atenção às crianças. Ingira muitos líquidos, sem álcool.

Cumpra todas as regras de segurança nas praias , especial atenção às praias não vigiadas.

Contamos com a tua presença, procura as nossas bandeiras.

Junta-te a Nós! Naturalmente que contamos contigo nas nossas atividades, para juntos podermos fazer ainda mais pelo Naturismo!

www.cncentro.org

Comporta - Praia mista

Região: Costa Azul - Concelho de Grândola - Distrito de Setúbal Localização: A sul da praia têxtil de Comporta Como chegar: A partir de Alcácer do Sal tomar a N253 em direcção a Comporta. Na localidade de Comporta virar para Norte e seguir pela estrada até um cruzamento com uma estrada de terra batida. Tomar essa estrada em direcção à praia. Ao chegar à beira-mar tomar a direcção sul. Facilidades: Bar na zona têxtil
GPS: N  38°22'55.53" W   8°48'6.08"




Fica a Sul da Península de Tróia, logo abaixo de Setúbal, mas separada pelo Rio Sado. A forma mais directa de acesso consiste em atravessar o rio de barco, entre Setúbal e Tróia, e seguir pela estrada nacional 253-1. Também se pode alcançar a partir de Alcácer do Sal pela N253 ou pela N261 para quem vem de Sul. Existem restaurantes e estacionamento na Praia central (textil). Uma vez na Comporta, tanto pode seguir-se para Norte como para Sul da Pra…