Avançar para o conteúdo principal

O Naturismo na Televisão


Link:  Tvi,  FPN

O tema naturismo foi ontem abordado na televisão no contexto de quem vive uma determinada forma de estar na vida, ou seja na perspectiva da primeira pessoa, daqueles que o vivem e como vivem.

Considerando que era uma abordagem na primeira pessoa, o Rui e a Isa falaram sobre as suas formas de estar e de sentir o naturismo, sobre a forma como o vivem e como o partilham em família e com os amigos.

De forma natural mostraram aos telespectadores a diferença entre nudismo e naturismo, e sã convivência entre ambos, mostraram a diferença entre têxteis e naturistas e a saudável convivência entre ambos.

Conseguiram com naturalidade abordar a sexualidade, os mirones e outros temas que negativizam o naturismo aos olhos de muitos.

Pela inversa mostraram a todos o lado saudável, o lado social e a camaradagem entre os praticantes, bem como a natural identificação com uma forma de estar na vida que une todos os praticantes do naturismo.

Conseguirem ainda mostrar a diversidade e abrangência das várias formas de estar dentro do naturismo e de o praticar.

Tudo com a maior das naturalidades, mostrando ainda a existência do associativismo naturista sem nunca o referir, mostrando um associativismo organizado e calendarizado sem nunca designar uma associação naturista, conseguiram ainda que fosse a própria apresentadora a referir a Federação Portuguesa de Naturista.

Em poucos minutos conseguiram falar para, todos e de todos, os nudistas e naturistas, conseguiram a inclusão de todos, sejam ou não associados no movimento associativo.

Mostraram aos têxteis o que somos, com o somos e acima de tudo porque o somos, em simultâneo mostrando que todos os que vem por bem são bem vindos mesmo que ainda não tenham tido a coragem de se despir, mesmo que ainda não tenham alcançado o momento em a roupa é supérflua e desnecessária.

Falaram de 19 praias como podiam ter apenas falado, das 7 praias oficiais, das 19 de uso e costume reconhecidas na página da FPN, ou das dezenas de outros lugares onde a prática é recorrente no nosso país.

Mas passaram a mensagem que em 943km de costa marítima em Portugal continental, dos 667 km nos Açores e dos 250 km na Madeira, os espaços dedicados ao naturismo são poucos e muito poucos se comparados com o resto da Europa.


Ao Rui e à Isa, à Fátima Lopes e à produção do programa, à TVI e a todos os telespectadores, aos nudistas e aos naturistas, o nosso obrigado pelo programa, pela vossa audiência e pelos vossos comentários.
______________________________________

Mensagens populares deste blogue

Naturismo em familia

É já no próximo sábado que vamos estar na praia Palheirão, está previsto uma temperatura máxima de 32ºC para o próximo dia 6 de Agosto, para a zona de Mira-Cantanhede.

Muito importante, não estão previstos Ventos para aquela zona! (N-11Km/h).

Recomendamos que evite uma exposição solar muito grande, e faça uso de protector, especial atenção às crianças. Ingira muitos líquidos, sem álcool.

Cumpra todas as regras de segurança nas praias , especial atenção às praias não vigiadas.

Contamos com a tua presença, procura as nossas bandeiras.

Junta-te a Nós! Naturalmente que contamos contigo nas nossas atividades, para juntos podermos fazer ainda mais pelo Naturismo!

www.cncentro.org

Comporta - Praia mista

Região: Costa Azul - Concelho de Grândola - Distrito de Setúbal Localização: A sul da praia têxtil de Comporta Como chegar: A partir de Alcácer do Sal tomar a N253 em direcção a Comporta. Na localidade de Comporta virar para Norte e seguir pela estrada até um cruzamento com uma estrada de terra batida. Tomar essa estrada em direcção à praia. Ao chegar à beira-mar tomar a direcção sul. Facilidades: Bar na zona têxtil
GPS: N  38°22'55.53" W   8°48'6.08"




Fica a Sul da Península de Tróia, logo abaixo de Setúbal, mas separada pelo Rio Sado. A forma mais directa de acesso consiste em atravessar o rio de barco, entre Setúbal e Tróia, e seguir pela estrada nacional 253-1. Também se pode alcançar a partir de Alcácer do Sal pela N253 ou pela N261 para quem vem de Sul. Existem restaurantes e estacionamento na Praia central (textil). Uma vez na Comporta, tanto pode seguir-se para Norte como para Sul da Pra…